"Canto que é de canto que eu vou chegar
Canto e toco um tanto que é pra te encantar
Canto para mim qualquer coisa assim sobre você
Que explique a minha paz
Tristeza nunca mais..."

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Amigo é uma espécie em extinção? Ou não sei mais ser amigo?

Difícil querer definir amigo...
Amigo é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta.




Nesse mundo de máscaras, na maioria das vezes o interesse pessoal fala mais alto, parece que se não tenho algo de valor material, um carro do ano ou uma irmã bem bonita (hehee) a oferecer não tenho requisitos para ser “amigo”. A amizade se tornou algo comercial , uma troca de interesses. E agora? Em quem posso confiar? E quem vai confiar em mim? Vale a pena esse risco? Ser amigo ou encontrar um se torna cada vez mais complicado...









 Há alguns anos ( numa terra  distante longe da civilização ...), eu ainda não trabalhava, apenas estudava  e talvez por isso dedicava mais tempo a cultivar e curtir melhor minhas amizades.Sempre que precisava tinha alguém para compartilhar meus pensamentos doidos, minhas tristezas e alegrias, juntos com os momentos de diversão total: jogava bola, lutava karatê, andava de bicicleta, tocava violão no parque etc. O tempo foi passando e meus desafios e responsabilidades chegaram... Faculdade, trabalho, concursos... Além das dificuldades que se tornaram maiores (pelo menos pra mim); com isso vi muitos amigos se afastarem, não queriam mais compartilhar as dificuldades e nem tentar lutar juntos, unir forças por algo melhor ou maior, mas não, só queriam as alegrias e festas que tinha a  oferecer.Eu também na minha grande imperfeição acabei adotando essa mesma postura com muitos amigos... Outros companheiros (a), simplesmente desapareceram,  se tornaram grandes profissionais, pais de família e ótimos “amigos virtuais” (aqueles que aparecem apenas no seu Orkut para te desejar os parabéns no seu aniversário.), sei que muita coisa muda com o passar do tempo, e talvez o maior de todos os “amigos virtuais” possa ser eu infelizmente. E hoje quando penso nesse assunto, tento entender, aceitar talvez... Não quero ser um amigo que só esta disponível em um perfil dos sites de relacionamento... Vou cuidar melhor dos poucos que me restaram,cultivar e cativar melhor as pessoas que rodeiam. Tentar ser verdadeiramente amigo!
Termino com um trecho  da musica “A lista” , de Oswaldo Montenegro:


“Faça uma lista de grandes amigos
Quem você mais via há dez anos atrás
Quantos você ainda vê todo dia
Quantos você já não encontra mais...
Faça uma lista dos sonhos que tinha
Quantos você desistiu de sonhar...”


Abraços!

Andarilho da  Luz

7 comentários:

  1. Excelente esse!!! Obrigada por me aceitar como tua amiga!!;)

    ResponderExcluir
  2. A única coisa que realmente cultiva uma verdadeira amizade é a própria "verdade", sem ela não se faz amigos, apenas colegas...

    Uma dica: É uma boa prática botar os créditos dos textos que pegamos e divulgamos... O texto do blog é muito bom, ele foi escrito por Marcelo Batalha em 10/1996.

    ResponderExcluir
  3. Valeu a dica André!
    mas corrigindo; não o texto todo, mas apenas a citação acima do texto foi escrita por Marcelo Batalha, o texto em sim conta o que se passou em uma época que vivi...

    Grande abraço bicho!

    ResponderExcluir
  4. Ok Fábio, corrigido!! Realmente já tinha visto esse trecho em outros lugares e e-mails, que rolam muito por aí, principalmente no dia do amigo.

    Mas tecendo mais um comentário, amizade é algo pra se curtir mesmo, pra se comemorar, pois é algo raro... Se as pessoas que se consideram amigas querem estar juntas compartilhando a alegria, não há problema algum nisso... Se são amigas e há verdade nisso estarão juntas sempre, por mais distantes que estejam, nos momentos bons e ruins. Nos momentos bons com mais frequência, pois é isso que se busca. Creio que vc esteja um pouco enganado e com a percepção um pouco turva, pois é provável que o que tenha sido ofertado fosse muito maior que isso.

    []'s

    ResponderExcluir
  5. Talvez você tenha razão posso estar um pouco enganado... Mas já dizia Letícia Thompson: “Todo mundo se engana um dia ou outro ... Enganar-se, mesmo se doloroso, é humano.
    Muitas vezes quando tropeçamos não caímos,
    mas damos dois ou três passos à frente...” Gostei muito de suas palavras; "Se são amigos e há verdade nisso estarão juntos sempre..."
    Sabe, tenho muito que aprender e descobrir e viver sobre esse assunto...
    Não sou o dono da verdade, a verdade maior seria que ainda estou formulando meu pensamento, tentando ser melhor, nem sempre acerto, ou penso de maneira correta diante de muitos assuntos, por isso posso pensar algo agora e depois de um tempo mudar de idéia, posso pensar coisas diferentes, depende do que vivo sinto ou aprendo... Comentários como os seus são um dos motivos que me fazem postar tudo isso aqui, essa é a idéia “ amanhecer o pensamento...” È justamente essa transparência de opiniões e pensamentos que busco...Aprender viver , amar ou sofrer... Cair e levantar,

    “O triunfo do verdadeiro ser humano surge das cinzas do engano que cometera.”

    Obrigado bicho!

    ResponderExcluir
  6. Oi Fábio, já fui sua amiga real, passei muitos momentos bons e ruins ao seu lado, ouvindo você tocar violão e me dando conselhos que por diversas vezes acalmaram meu coração... muitas coisas acontecem na nossa vida e infelizmente não sabemos como amadurecer uma amizade para a vida adulta, e eu lamento muito por isso. Guardo com imerso carinho e pesar esses momentos. Carinho por terem sido muito importantes e pesar por te-los abandonado por inúmeros motivos.
    É triste saber que sou uma amiga virtual, mas também que muitos amigos do coração se tornaram apenas virtuais para mim e nada de comum possuímos atualmente, não conversamos, não dividimos mais angústias e alegrias, a verdade é que não tenho mais tantos amigos, mas estou fazendo igual à você, me esforçando para conservar e cultivar os que me restam.
    Um beijo!
    Mirella Azenha

    ResponderExcluir
  7. Massa o texto...
    Muitos só querem viver no mundo virtual...
    Encurta a distância...
    Mas será q é amigo msm?!
    Bjos.

    ResponderExcluir